segunda-feira, 25 de abril de 2011

Baixa temperatura agrava doenças respiratórias

Com a chegada das estações do ano mais frias e úmidas, logo vem à tona a ocorrência de doenças respiratórias, mais comuns em épocas de baixas temperaturas. E quem está mais suscetível a essas enfermidades são os grupos com menor taxa de imunidade, como crianças e idosos. No inverno, o aumento de casos de doenças respiratórias chega a 20%, principalmente por causa da poluição e o ar seco, de acordo com o professor de Pneumologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) Elie Fiss.

Entre os maiores males que surgem com maior incidência nesta época do ano estão a sinusite, gripe, amigdalite, rinite, otite e pneumonia.

As doenças infecciosas bronquite e enfisema pulmonar podem ser agravadas dependendo do caso.

"O ar frio é um grande irritante das vias aéreas. É no inverno também que as pessoas ficam mais próximas e isso facilita a disseminação das doenças. É preciso evitar a automedicação, fazer higiene corporal e se agasalhar de acordo com a necessidade", aconselhou o professor.

Para o citado especialista, o nível de poluição é danoso em todas as cidades, e não apenas em localidades mais próximas aos centros urbanos e industriais.

"Quem mora perto do bairro Capuava (em Santo André) acaba tendo os mesmos efeitos de quem mora no Centro", explicou.

Geralmente, entre os meses de maio e agosto, doenças infecciosas como a gripe acometem cerca de 10% da população mundial, segundo o pneumologista.

"Essa é a única doença que dá para evitar por meio da vacina. No caso dos outros males, é preciso seguir o tratamento de forma adequada." afirmou Fiss.

GRANDE ABC
A Prefeitura de São Bernardo informou que, no período de inverno, há um aumento de cerca de 30% das doenças das vias respiratórias nas unidades de Saúde. As com maior incidência são resfriado, bronquite e broncopneumonia.

Já em Diadema, durante os meses de junho a setembro do ano passado, foram realizados 87.195 procedimentos de inalações e nebulizações. O pico foi registrado no mês de junho, com 25.034 atendimentos deste tipo. As demais prefeituras não se pronunciaram.



Campanha contra a gripe deve imunizar 285 mil na região

A campanha de vacinação contra a gripe começa hoje e o objetivo da Secretaria Estadual da Saúde é imunizar 5,5 milhões de pessoas em São Paulo. No Grande ABC, a meta é vacinar 285 mil.

Pela primeira vez, parte das vacinas foi produzida integralmente no País, pelo Instituto Butantan. A campanha segue de segunda a sexta-feira até o dia 13 de maio.

No dia 30 de abril, força-tarefa será montada e os postos de vacinação de todo o Estado estarão abertos das 8h às 17h para imunizar a população. Em 2011, além dos idosos, que já são imunizados desde 1999, também participam gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos e os indígenas, que somam cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais do que nas campanhas anteriores. Além deles, mantém-se a vacinação em profissionais de Saúde, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.

As doses da campanha sazonal também irão imunizar a população contra a influenza A (H1N1), a gripe suína, que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009.

Em 2010 também foi realizada campanha contra a nova gripe, mas ela aconteceu em época diferente à da sazonalSinusite